• abqamapa@gmail.com

SOBRE

Neste ano de 2021, o nosso evento comemorativo ao Dia Nacional dos Químicos (18 de junho) sancionado pela Lei n° 2.800/1956, também conhecida por “Lei Mater dos Químicos” será diferente dos anos anteriores. Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), o evento será transmitido de forma virtual pela plataforma YouTube da ABQ AP, além dos canais das entidades parceiras. Cumprindo, desta forma, o distanciamento social, medida indispensável durante a crise provocada por esta doença.
O evento será realizado pelas Regionais da Associação Brasileira de Química Amapá e Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede BIONORTE Polo Amapá e Amazonas).
O evento irá difundir o tema “Os desafios para pesquisa na América Latina”, expondo as dificuldades e perspectivas futuras, por meio da:
• Integração de profissionais e estudantes das ciências para disseminar os avanços nas áreas do ensino, pesquisa, tecnologia e inovação;
• Promoção, integração e popularização social e científica no âmbito das instituições de ensino e pesquisa;
• Utilização de metodologias cientificas do estado da arte por meio de minicursos e webinares, compartilhando conhecimento técnico e científico com especialistas para a melhoria da qualidade de ensino e pesquisa.
O evento terá a participação de pesquisadores internacionais e nacionais da América Latina como: Prof. Dr. Andrés Navarrete Castro da Universidad Autonoma do México; Dra. Nidia Yaneth Torres Merchan da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia; Dr. Willian Orlando Castillo Ordonez da Universidad del Cauca (Colombia); Profa. Dra. Silvia Caballero e Profa. Hilda Inés Ucedo Samudio da Facultad de Ciencias Quimicas da Universidad Nacional de Asunción (Paraguai); Prof. Dr. Hady Keita da Universidad de la Sierra Sur, Oaxaca, Mexico; Profa. Dra. Maria Eunice Ribeiro Marcondes, Prof. Dr. Germano Tremiliosi Filho, Prof. Dr. Carlos Alberto Montanari, Profa. Dra. Silvana Giulliati e Profa. Dra. Rogéria Rocha Gonçalves da Universidade de São Paulo (Brasil); Profa. Dra. Adriana Flach da Universidade Federal de Roraima (UFRR-Brasil); Dr. Spartaco Astolfi Filho da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) e membro do Conselho Científico da empresa Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda; Prof. Dr. Eduardo Borges de Melo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE-Brasil); Dr. Rosivaldo dos Santos Borges e Dr. Anderson Manoel Herculano Oliveira da Silva da Universidade Federal do Pará (UFPA-Brasil); Dra. Sivoney Ferreira de Souza da Universität Potsdam (Alemanha); Dr. Ismael Raitz do Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (Cersuschem) e do Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ – USP Ribeirão Preto, Brasil); Prof. Me. Luis Both da Associação Brasileira de Química – Regional Mato Grosso, Brasil e Prof. Me. Rogilson Nazare da Silva Porfirio do Instituto Federal do Pará (IFPA-Brasil).

A comissão organizadora tem o prazer de convidar a comunidade de Pós-graduandos, acadêmicos/estudantes, professores e pesquisadores da área de Química, Biotecnologia, Biólogos, Farmacêuticos e afins para participarem deste maravilhoso evento. A programação destina-se a divulgação da Ciência e assuntos pertinentes acerca do momento da pandemia que estamos vivendo.

A Comissão Organizadora é formada pelos seguintes membros: Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte do Polo Amapá) e Presidente da Associação Brasileira de Química da Regional do Amapá (ABQ AP); Prof. Dr. Jose Masson, Docente do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) e Presidente da ABQ MT; Profa. Dra. Cintia Mara Costa de Oliveira, Docente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e da Rede Bionorte; Prof. Me. Raí Campos Silva, Vice-Presidente da ABQ AP e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Nacional de Pós-graduandos(ANPG); Prof. Dr. Roberto Messias Bezerra, Docente da UNIFAP e Diretor Administrativo da ABQ AP, Prof. Me. Vitor Hugo da Silva Sanches, Diretor Financeiro da ABQ AP; Profa. Esp. Luciane Barros Silva, Diretora de Marketing Digital e Educacional da ABQ AP; Profa. Esp. Ana Paula Freire Lobato, Diretora de Eventos da ABQ AP, Prof. Esp. Ruan Sousa Bastos, Diretor de Comunicação da ABQ AP. Além disso, temos também a Profa. Dra. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Química; Prof. Dr. Tiago Marcolino de Souza, Docente da Rede Bionorte e da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).


Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos – Coordenador Geral do Evento

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte do Polo Amapá)

Presidente da Associação Brasileira de Química da Regional do Amapá (ABQ AP)

Tradutor >>