Portas Abertas
08:00-10:00
 

Mostra de Vídeos e Ciência Móvel
10:20-12:00
 

Apresentação Virtual de Trabalho Científico
14:00-16:00
 

Talk Show
16:20-18:00
 

WB3 – Nanociência na saúde: quais os desafios e impactos na qualidade de vida
19:00-20:00


 
WB3 – Nanociência na saúde: quais os desafios e impactos na qualidade de vida
PALESTRANTE MEDIADORES
  Palestrante 3 Prof. Hugo Alexandre Silva Favacho (UNIFAP)   19:00 – 20:00h  MEDIADOR 1: Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos (ABQ-AP / Rede BIONORTE)
MEDIADOR 2: Prof. Dr. Rosivaldo dos Santos Borges (UFPA)
MEDIADOR 3: Prof. Dr. Roberto Messias Bezerra (UNIFAP)
MEDIADOR 4: Prof. Dr. Nayara Costa de Melo (UNIFAP- Campus Binacional- Oiapoque)

BREVE RESUMO:

O termo nanociência está relacionado ao estudo, manipulação e engenharia de matéria, partículas e estruturas na escala nanométrica (um milionésimo do milímetro). Isso permite a construção de materiais e equipamentos úteis em diversas áreas como na agricultura, sistemas de comunicação, esporte, saúde dentre outros. O curioso de materiais em escala nano e que se torna um dos motivos do grande interesse da nanociência é que as propriedades importantes como as propriedades elétricas, ópticas, térmicas e mecânicas são diferentes desses materiais em escala macro. Como isso pode ocorrer se é o mesmo tipo de material? O que isso pode trazer de benefício para as indústrias e para o consumidor final?

No campo da saúde temos o emprego da nanotecnologia em medicamentos mais eficazes, em diagnósticos, na melhoria da qualidade de alimentos e até mesmo em reparação de tecidos. Com esse avanço, existe a possibilidade de tornar os produtos melhores em relação aos que não tem sistemas nanoestruturados para aplicação em diferentes enfermidades.

No entanto, quando se trata de produtos farmacêuticos e cosméticos, é importante avaliar o racional uso dessa tecnologia para não ocasionar efeitos indesejáveis aos usuários. A nanotoxicologia é um ponto importante para abordar em decorrência dos benefícios e malefícios que produtos nanoestruturados podem ocasionar. Como a nanotecnologia ainda é uma inovação recente existe aspectos que precisam ser aprimorados e melhor compreendidos. É necessário que os desafios e dificuldades enfrentados no campo da nanociência sejam discutidos e resolvidos para assim a população ter mais segurança com a utilização desses produtos. (Texto do Palestrante)