Neste ano de 2021, a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ (SNCT DO AMAPÁ 2021) será diferente dos anos anteriores. Por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), o evento será totalmente transmitido de forma virtual cumprindo o distanciamento social, medida indispensável durante a crise provocada por esta doença.
O evento será transmitido pelo canal do YouTube da ABQ AMAPÁ, além dos canais das entidades parceiras. Cumprindo, desta forma, o distanciamento social, medida indispensável durante a crise provocada pela COVID-19.
Sim, para isso é necessário se inscrever no site: e observar os links para realizar o check-in das atividades de seu interesse. Ao final da atividade, os moderadores fornecerão um formulário específico que deverá ser preenchido para atestar a presença do participante. Concluído o evento a comissão enviará o certificado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição, em até 30 dias.
A comissão organizadora tem o prazer de convidar a comunidade de Pós-graduandos, acadêmicos/estudantes, professores e pesquisadores da área de Química, Biotecnologia, Biólogos, Farmacêuticos e afins para participarem deste maravilhoso evento. A programação destina-se a divulgação da Ciência e assuntos pertinentes acerca do momento da pandemia que estamos vivendo.
O evento terá a organização das regionais da Associação Brasileira de Química Regional do Amapá (ABQ-AP), Amazônia Ocidental (ABQ-AO) e Mato Groso (ABQ-MT) e Departamento de Pesquisa (DPQ) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), e do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia do Polo Amapá da Universidade Federal do Amapá (Rede BIONORTE – UNIFAP)
O evento contará com a participação de pesquisadores renomados. Saiba mais na programação!
As tecnologias advindas da Química Verde, principalmente aquelas relacionadas à síntese química, serão exploradas de modo a entender sua importância para a bioeconomia baseada no conhecimento, que procura novos produtos sustentáveis e competitivos para a indústria. Também será observada a participação da América Latina visando seu potencial de contribuição neste tema.
A aplicação da luz e das tecnologias a base de luz se encontra hoje difundida em um número significativo de atividades humanas e conduz a pesquisa em muitas áreas tecnológicas. O desenvolvimento de materiais fotônicos tem revolucionado não apenas a área de Tecnologia da Informação e Comunicação, mas influenciado de forma ampla em áreas mundialmente estratégicas como a de saúde, ambiental, iluminação e energia. Neste minicurso serão apresentados resultados da pesquisa científica realizada no Mater Lumen, que tem como proposta o desenvolvimento de materiais micro e nanoestruturados multifuncionais luminescentes, seja na região do UV, Visível ou Infravermelho próximo, visando aplicações em Fotônica, Biofotônica e Teranóstica.
Se a presença do mundo virtual no ensino de Música, na pesquisa artística e na performance musical já era uma realidade crescente, a pandemia de Covid-19 iniciada em 2020 certamente acelerou bruscamente este processo. Então, se faz necessário discutir como o presencial e o virtual devem conviver de agora em diante.
Neste minicurso serão abordados os fundamentos básicos que norteiam o bom dimensionamento e instalação de sistemas fotovoltaicos de bombeamento de água que utilizam conversores de frequência como dispositivos de condicionamento de potência. Ao final do curso será possível projetar um sistema fotovoltaico de bombeamento de água com a utilização de motobombas destinada a rede elétrica convencional.
Nesta atividade você irá conhecer um pouco dos trabalhos acadêmicos e científicos desenvolvidos pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Farmácia da UNIFAP. O PET é um projeto do Governo Federal brasileiro voltado ao incentivo às atividades de pesquisa, ensino e extensão durante o ensino de graduação. O grupo PET farmácia (UNIFAP) é formado por estudantes de diversos períodos do curso de farmácia da Universidade Federal do Amapá e foi criado pela atual coordenadora Profa. Dra Sheylla Susan Moreira da Silva Almeida.
Os resultados obtidos nos últimos exames educacionais nacionais e internacionais, assim como os estudos comparativos sobre a qualidade da pesquisa brasileira, mostram uma realidade de total desconexão entre a qualidade do ensino brasileiro com as características do povo brasileiro. Um povo criativo e inteligente, mas que não desfruta das condições necessárias para selecionar as melhores mentes para promover avanços em ciência, tecnologia e inovação impactante no desenvolvimento do país. Novas propostas visando resolver estes problemas devem ser implementadas urgentemente.
Visita virtual em instituições de ensino e pesquisa. Além de depoimentos de pesquisadores locais e nacionais.
A Internet das Coisas é um conceito que se refere à interconexão de objetos inteligentes que possuem capacidades de processamento, comunicação, além de poder interagir uns com os outros a fim de alcançar objetivos comuns. Tais dispositivos são capazes de gerar grande quantidade de dados, contudo, possuem fontes limitadas de energia. Nesse sentido, é importante buscar técnicas voltadas para a otimização destes dispositivos a fim de que obtenham a máxima eficiência energética, mantendo sua qualidade de serviço e prolongando o seu tempo de vida.
A palestra abordará conceitos básicos de química verde e química analítica voltado ao público de ensino médio, técnico e superior, mostrando as novas tendências de miniaturização de simulação de análises quem protegem o meio ambiente.
A transversalidade como proposta para promover compreensão abrangente dos diferentes objetos de conhecimento, vem sendo uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que os diferentes eixos temáticos são integrados às componentes, por meio de temas como Ética, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho, Pluralidade, Cultura e Meio Ambiente, todos de extrema relevância para mitigar os impactos da Ação Climática sobre o planeta e os seres vivos.
Considerando o contexto disruptivo que a pandemia de Covid-19 tem gerado na sociedade, desvelando desafios e caminhos para um novo paradigma educacional, esta palestra assume, a partir da Perspectiva Ecologista de Educação, a necessidade uma reforma no ensino das Ciências, a qual não esteja centrado no professor, nem no aluno, mas na pessoa e no cuidado da casa comum. Na mesma medida, o diálogo proposto nesta visa defender um ensino comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e ecológica. Para tanto, creio ser pertinente resgatar tanto o objetivo da educação científica na formação humana/cidadã, como a ideia de um ensino de Química capaz de contribuir para com a qualidade das interações sociais. Em outras palavras, aclamo o resgate da presença de sentidos, onde a empatia, a ética, a solidariedade e a alteridade também fazem parte do conhecimento poderoso que é a Química
“TIAacessa: cultura acessível ao seu alcance - Teatro e Tecnologia na promoção da Acessibilidade Cultural em Macapá”, com a participação dos Professores Drs. Emerson de Paula Silva e José Flávio Gonçalves da Fonseca da Universidade Federal do Amapá e convidados. A proposta consiste na apresentação do referido projeto desenvolvido pelo Curso de Teatro da NUTEA e a startup de cultura NUTEA que tem como objetivo apresentar o Web App desenvolvido para que pessoas com deficiência visual tenham acesso ao Teatro das Bacabeiras localizado no município de Macapá.
A palestra reflete sobre brincar livre na natureza no nosso contexto Amazônico, no sentido de entender como a criança se conecta com a vida e o ambiente natural em que convive. Essa estreita relação com a natureza deve estar presente nas propostas de nossas escolas de Infância, na educação das crianças.
A nanociência, nanotecnologia e Nanobiotecnologia (N&N&Nb) tem um significado especial para a inovação industrial. Entre tantas inovações convergentes, a nanociência e a nanotecnologia entram nessa longa aventura como uma alternativa para o estudo dos fenômenos e manipulação de materiais na escala atômica, molecular e macromolecular, quando as propriedades diferem significativamente daquelas observadas na escala macro e a realização do desenho, caracterização, produção de estruturas, peças e sistemas pelo controle do seu tamanho e forma na escala nanométrica, ou 10-9 m. Na Amazônia é um grande.
Quem gostaria de alcançar a longevidade? No entanto, no mundo moderno reivindicar esse direito é para poucos. Por isso, o palestrante publicou um livro, no qual elaborou um estudo que trata do envelhecimento por meio das bases científicas nos aspectos da saúde e nos avanços tecnológicos que envolvem todo o processo de envelhecer. Nesse sentido, a palestra irá relatar as bases teóricas, e irá mostrar como o envelhecimento não saudável pode se tornar alvo de risco para a COVI-19. A temática irá apresentar o reflexo do envelhecimento em cada sistema do corpo humano e as repercussões desse evento com as doenças da modernidade, as doenças crônicas não transmissíveis e as doenças neurodegenerativas. Por fim, oferece um suporte direcionado a produção e difusão de tecnologias associadas em métodos específicos de diagnóstico, e argumenta sobre a interação efetiva de diversos tratamentos e hábitos essenciais inerentes à saúde do idoso, como o exercício físico e a alimentação que repercutem no organismo a nível molecular, em neuroplasticidade e em neuromodulação. Em suma, a presente obra é um elogio à vida e ao envelhecimento com qualidade.
O nosso convidado especial é o Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder da Associação Brasileira de Química (ABQ) - Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Atualmente é professor Associado IV do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química no curso de Licenciatura em Química. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPECN). A sua produção acadêmica se concentra principalmente em temas sobre Ensino de Química/Ciências, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, tendo enfoques em: CTS, Práticas de Ensino, Produção de Materiais Educativos e Relações entre Ensino, Aprendizagem e Pesquisa. Atual Vice-presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), mandato 2020-2021. Líder do Grupo de Pesquisa Rotas Metodológicas para o Ensino de Ciências - RoMEC (http://romec.com.br/).
O ensino remoto de forma síncrona ou assíncrona vem sendo crescente ao longo dos anos por propiciar flexibilidade e conseguir atender a demanda de uma maior quantidade de estudantes, minimizando os impedimentos geográficos que algumas cidades apresentam. Essa é uma realidade que está sendo vivenciada durante a substituição das aulas presenciais pelas aulas remotas emergenciais desde o ensino básico (Fundamental e Médio) até o ensino técnico e universitário, por conta da pandemia do coronavírus. A palestra visa apresentar uma perspectiva sobre os impactos que a pandemia trouxe para o ensino de Ciências durante o período remoto e refletir sobre as dificuldades, pontos positivos e negativos.
Criada pelo MCTI em dezembro de 2008, em parceria com as secretarias de Ciência e Tecnologia dos nove estados da Amazônia Legal, a Rede Bionorte tem visa integrar competências para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação (PD&I) e formação de doutores, com foco na biodiversidade e biotecnologia, para gerar conhecimentos, processos e produtos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.
O Laboratório de Modelagem e Química Computacional da Universidade Federal do Amapá (LMQC/UNIFAP) foi idealizado pelo Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos no ano de 2012. Ao qual tem como objetivo a Valorização & Popularização Científica e Tecnológica da região Amazônica em colaboração com diversos Programas de Pós-Graduação, instituições de ensino e pesquisa em nível internacional e nacional. Visando trazer de maneira descontraída conteúdos científicos, minitutoriais e/ou documentários de discentes e docentes da área de Química Medicinal e Modelagem Molecular.
Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos Bolsista de Produtividade Científica do CNPq, Estágio em nível de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2016). Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Mestre em Química pela Universidade Federal do Pará (2008) e Graduação em Química Bacharelado pela UFPA (2006). Atualmente é Adjunto IV da Universidade Federal do Amapá. Coordenador e orientador do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (Bionorte – nível doutorado). Presidente da ABQ Amapá nos biênios 2016-2018, 2018-2020 e 2020-2022. É Integrante da Comissão organizadora e Técnico Científica das Olímpiadas Amapaense de Química desde 2009. Ademais, é membro do Comitê Técnico-Cientifico da ABQ e realiza projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de Química, Biofísica Molecular, Biotecnologia e Avaliação Biológica com comprovado grau de independência científica e captação de recursos, e tem 83 artigos científicos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
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