Profa. Dra. Maria Margarida Cortez Vieira

(Universidade do Algarve- PORTUGAL)

Wednesday, 17th June 2020; Quarta-feira, 17 de junho de 2020 (10h-Horário de Brasília-DF)

Webinar 1 – Speaker / Palestrante: Profa. Dra. MARIA MARGARIDA CORTEZ VIEIRA (Universidade do Algarve- PORTUGAL)

Titlle: Fossil Polymers in Food Packaging during COVID-19 times /

Polímeros fósseis em embalagens de alimentos durante tempo de COVID-19

Brief Summary

Is petroleum-derived plastic indispensable for safe consumption of food and to avoid food waste? While there is no evidence that food or food packaging can transmit the COVID-19 according to the European and American food agencies, there is also no evidence to the contrary and consumers do not want to buy wholesale food because they have doubts. Would it be safer to touch a piece of fruit or a plastic bag containing it?

As we prepare to ban single-use plastics in Europe and the US, the plastic industry used the threat of contamination of the new coronavirus to delay prohibitions on single-use plastics. The fear of contamination of reusable shopping bags seems to have caused a pause in the implementation and application of bans on disposable plastic bags. In the earliest times our health and safety will override the controversy of non-biodegradable plastic waste and perhaps the “disposables” will return to the agenda.

 

Breve Resumo

Será o plástico derivado do petróleo indispensável para consumirmos em segurança os alimentos e evitarmos o desperdício alimentar? Embora não exista nenhuma evidência de que os alimentos ou as suas embalagens possam transmitir a COVID-19, de acordo com as agências de alimentos europeia e americana, também não há evidências do contrário e os consumidores não querem alimentos a granel (por atacado) porque têm dúvidas. Será mais seguro tocar numa peça de fruta ou num saco de plástico que a contenha?

Numa altura em que nos preparamos para proibir os plásticos de uso único, na Europa e nos EUA, a indústria do plástico usou a ameaça de contaminação do novo coronavírus para atrasar as proibições de plásticos de uso único. O medo da contaminação dos sacos de compra reutilizáveis parece ter provocado uma pausa na implementação e aplicação das proibições de sacos de plástico descartáveis. Nos tempos mais próximos a nossa saúde e segurança ir-se-á sobrepor à polêmica dos resíduos de plásticos não biodegradáveis e talvez os descartáveis voltem à ordem do dia.


Curriculum / Currículo

Possui doutorado em Biotecnologia e Engenharia Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (2001). Atualmente é professora coordenadora da Universidade do Algarve em Portugal. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

http://lattes.cnpq.br/4309842854039661

Webinar 1-Titlle: Fossil Polymers in Food Packaging during COVID-19 times /

Polímeros fósseis em embalagens de alimentos durante tempo de COVID-19

SPEAKER / PALESTRANTE

MEDIATOR / MEDIADOR

 Speaker 1 / Palestrante 1 

Profa. Dra. MARIA MARGARIDA CORTEZ VIEIRA

 

MEDIATOR 1 / MEDIADOR 1: Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos (ABQ-AP / Rede BIONORTE).

 

Pós-doutor em Química Medicinal e Modelagem Molecular pela Universidade de São Paulo – USP (2016). Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (Rede BIONORTE/2014 e Graduado em Química Bacharelado pela UFPA (2006). Tem experiência na área de Química Teórica, Modelagem Molecular e ensaios biológicos.

http://lattes.cnpq.br/4851715640991871

 

MEDIATOR 2 / MEDIADOR 2: Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza (ABQ-PI / UFPI).

 

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará (2009) e graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais.

http://lattes.cnpq.br/9712456150235877

 

MEDIATOR 3 / MEDIADOR 3: Profa. Dra. Sheylla Susan Moreira da Silva de Almeida (BIONORTE – AP / UNIFAP).

 

Doutora em Química na área de concentração em Química de Produtos Naturais pela USP São Carlos-SP (2008) e graduação em Farmácia (1999) pela Universidade Federal do Pará. Atua em várias linhas de pesquisa nas áreas de Biotecnologia, Biodiversidade, Óleos essenciais, animal e microrganismos, com atividade biológica e farmacológica.

http://lattes.cnpq.br/5096255590649678

 

MEDIATOR 4 / MEDIADOR 4: Profa. Dra. Nedja Suely Fernandes (ABQ-RN / UFRN).

 

Doutora em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2001) e bacharel em Química Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1994). Atualmente, é professora Titular da UFRN e tem experiência na área de Química Analítica com ênfase em Técnicas Termoanalíticas (TG-DTG, DSC e DTA).

http://lattes.cnpq.br/9563490368583906