Prof. Dr. Rosivaldo dos Santos Borges

(UFPA/PPGQM3/PPGBIONORTE-POLO PARÁ)

Wednesday, 17th June 2020; Quarta-feira, 17 de junho de 2020 (17h-Horário de Brasília-DF)

Webinar 2 – Speaker / Palestrante: Prof. Dr. ROSIVALDO DOS SANTOS BORGES (UFPA/PPGQM3/PPGBIONORTE-POLO PARÁ)

Titlle: Chemical and structural aspects of drugs applied in COVID-19/

Aspectos químicos e estruturais de fármacos aplicados na COVID-19

Brief Summary

COVID-19 is a worldwide medical emergency, both for its effects on public health, as well as social and economic. Several alternatives to contain its advances have been proposed, but the therapeutic alternatives proposed so far are still controversial. Thus, an exploration of the chemical and structural aspects of drugs applied in this disease is necessary from the perspective of medicinal chemistry.

Breve Resumo

A COVID-19 é uma emergência médica mundial, tanto por seus efeitos na saúde pública, quanto sociais e econômicos. Diversas alternativas para conter seus avanços foram propostas, mas as alternativas terapêuticas propostas até o momento ainda são controversas. Assim, uma exploração dos aspectos químicos e estruturais de fármacos aplicados nesta doença faz-se necessários sob a ótica da química medicinal.

Curriculum / Currículo

Graduado em Farmácia-Bioquímica (1995), doutor em Neurociências e Biologia Celular, pela Universidade Federal do Pará (2007). Pós-doutorado no Instituto de Química de São Carlos-Universidade de São Paulo em Química Quântica e Medicinal (2011-2013). Pesquisador Visitante na Brigham Young University (BYU/Provo-UT-USA) na área de Síntese de Compostos Bioativos (2014-2016). Professor de Química Farmacêutica e Química Medicinal na UFPA. Atua nas áreas de Tecnologia e Inovação Químico-Farmacêutica de Fármacos e Medicamentos, com ênfase em modificação molecular de fármacos e moléculas bioativas por via sintética e biotecnológica, seleção de produtos naturais e seus derivados com propriedade Antioxidantes como Anti-inflamatórios, Anticâncer, Neuroprotetores e Insumos Farmacêuticos. Atua também na aplicação da Química Medicinal em Farmácia Clínica e Terapêutica. Nosso P&D de fármacos está baseado na estrutura de ligantes tais como derivados sintéticos e produtos naturais da biodiversidade Amazônica. Coordenador do Núcleo de Estudos e Seleção de Moléculas Bioativas (NESBio) com colaborações regionais, nacionais e internacionais, que já desenvolveu mais de 25 protótipos de fármacos anti-inflamatórios, analgésicos, neuroprotetor, antimicrobianos e anticâncer. Membro do PPG em Química Medicinal e Modelagem Molecular, Biodiversidade e Biotecnologia, e Oncologia e Ciências Médicas. Idealizador da Escola Paraense de Química Farmacêutica. Diretor da Amazon Smart Drugs. Bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2.

http://lattes.cnpq.br/4783661132100859

 

Webinar 2 – Titlle: Chemical and structural aspects of drugs applied in COVID-19/

Aspectos químicos e estruturais de fármacos aplicados na COVID-19

SPEAKER / PALESTRANTE MEDIATOR / MEDIADOR
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Speaker 2 / Palestrante 2

Prof. Dr. ROSIVALDO DOS SANTOS BORGES

 

MEDIATOR 1 / MEDIADOR 1: Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos (ABQ-AP / Rede BIONORTE).

 

Pós-doutor em Química Medicinal e Modelagem Molecular pela Universidade de São Paulo – USP (2016). Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (Rede BIONORTE/2014 e Graduado em Química Bacharelado pela UFPA (2006). Tem experiência na área de Química Teórica, Modelagem Molecular e ensaios biológicos

http://lattes.cnpq.br/4851715640991871

 

MEDIATOR 2 / MEDIADOR 2: Prof. Dr. Alcy Favacho Ribeiro (ABQ-PA / UFPA)

 

Doutor em Química pela Universidade Federal do Pará (2013). Licenciado e Bacharel em Química (1997). Atualmente é docente da Universidade Federal do Pará, membro da diretoria executiva da ABQ. Tem experiência na área de Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências ambientais, ensino de química, óleos fixos e voláteis, além de testes biológicos e atividades antioxidantes e feiras de ciências.

http://lattes.cnpq.br/2716307121659406

 

MEDIATOR 3 / MEDIADOR 3: Prof. Dr. Hady Keita – Universidade de la Sierra, Sur Oaxaca, México.

 

Pós-doutor em Farmacologia de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2018). Doutor em Ciências Quimicobiológicas pelo Instituto Politécnico Nacional- IPN (2012), México e graduado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Oriente-UO (2005), Cuba. Experiência em ensaios biológicos e estudos da obesidade, hipertensão e técnica da biologia molecular (PCR).

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9168-8995

 

MEDIATOR 4 / MEDIADOR 4: Prof. Dr. Francílio de Carvalho Oliveira ABQ PI / UNINOVAFAPI e Estácio Teresina.

Doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Brasil (2019) e graduado em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (1998). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, análise bromatológica e biomateriais. Atualmente é docente no Centro Universitário Uninovafapi/Afif.

http://lattes.cnpq.br/1471026024290662