Friday, 19th June 2020; Sexta-feira, 19 de junho de 2020 (10h-Horário de Brasília-DF)

Webinar 6 – Speaker / Palestrante: Prof. Dr. JOSÉ CARLOS TAVARES CARVALHO (UNIFAP/ PPGBIONORTE- POLO AMAPÁ/ LPFar/)

Titlle: The Chemistry of Natural Products for COVID-19 /

           A Química de Produtos Naturais para a COVID-19

Brief Summary

In this conference we will show the main pathophysiological mechanisms involved in COVID-19. Potential phytochemical markers with antiviral activity and possible enzymatic targets that may interact for the modulation of the inflammatory response in COVID-19.

Breve Resumo

Nessa conferencia iremos mostrar os principais mecanismos fisiopatológicos envolvidos na COVID-19. Os potenciais marcadores fitoquímicos com atividade antiviral e, possíveis alvos enzimáticos que poderão interagir para a modulação da resposta inflamatória na COVID-19.

Curriculum / Currículo

Doutor em Fármacos e Medicamentos (SP-Capital), pela Universidade de São Paulo em 1998. Pós-doutoramento no IFP-Berlin-Alemanha. Ex-Reitor da Universidade Federal do Amapá (período 2006-2014). Professor Titular da Universidade Federal do Amapá. Membro titular da Academia Nacional de Farmácia, ocupando a cadeira n°. 47. Membro do Comitê de Assessoramento da área de Farmácia do CNPq. Membro do Conselho Deliberativo da Farmacopéia Brasileira. Foi Vice-Presidente da UNAMAZ (Associação das Universidades Amazônicas). Membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA – MS (CATEF). Membro da Câmara Técnica de Espécies Ameaçadas da Comissão Nacional da Biodiversidade-CONABIO. Coordenador do Comitê de Apoio a Políticas de Fitoterápicos da Farmacópeia Brasileira. Coordenador da Rede Amazônica de Nanotecnologia Aplicada a Fármacos – RANAF. Coordenador da Rede Amazônica de Pesquisa em Biofármacos – RAPBioFar. Coordenador Local do INCT RENNORFITO – Rede Norte Nordeste de Fitoprodutos – CNPq. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Fármacos do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Amapá. Professor Visitante (Estágio Sênior com bolsa da CAPES – Processo: EST-SENIOR 88881.120909/2016-01) no Laboratório de Farmacologia de Productos Naturales do Departamento de Farmácia da Faculta de Química da Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia. Membro da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental. Membro da the American Society of Pharmacognosy. Membro da Zebrafish Disease Models Society (ZDMS). Membro da ISE International Society for Ethnopharmacology. Atua na área de farmácia, com ênfase em ensaios biológicos, anti-inflammatory, anti-inflamatório, analgesic, analgésico, anti-inflamatório, antiúlcera gástrica, anti-inflamatória, Casearia sylvestris, fitoterápicos e óleo essencial.

http://lattes.cnpq.br/4251174810000113

Webinar 6 – Titlle: The Chemistry of Natural Products for COVID-19 /

                                A Química de Produtos Naturais para a COVID-19

SPEAKER / PALESTRANTE

MEDIATOR / MEDIADOR

 Speaker 6 / Palestrante 6

Prof. Dr. JOSÉ CARLOS TAVARES CARVALHO

MEDIATOR 1 / MEDIADOR 1 – Prof. Dr. Joaquín Maria Campos

 

B. Sc. and Ph. D. degrees from the University of Granada. He is now a full Professor of Medicinal and Organic Chemistry at the Pharmaceutical and Organic Chemistry Department, Faculty of Pharmacy, University of Granada, Spain. Published more than 120 articles in international journals, 6 books and 14 book chapters, 16 patents and supervised 16 doctoral theses.

 

https://orcid.org/0000-0002-9035-8123

 

MEDIATOR 2 / MEDIADOR 2: Profa. Dra. Selene Maia de Morais – UECE.

 

Doutora em Química – University of London (1991), Pós-Doutoramento na Universidade de Aveiro (2015) e graduada em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1972). Bolsista de produtividade do CNPq-Nível 1D. Atualmente, professora titular na Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Química dos Produtos Naturais, atuando no isolamento e determinação estrutural de compostos orgânicos naturais, propriedades biológicas como antioxidante, leishmanicida, antiviral, antimicrobiana, larvicida, síntese de derivados de produtos naturais e avaliação da relação estrutura x atividade.

http://lattes.cnpq.br/9980263926363134

 

MEDIATOR 3 / MEDIADOR 3 – Prof. Dr. Alcy Favacho Ribeiro (ABQ-PA / UFPA)

 

Doutor em Química pela Universidade Federal do Pará (2013). Licenciado e Bacharel em Química (1997). Atualmente é docente da Universidade Federal do Pará, membro da diretoria executiva da ABQ. Tem experiência na área de Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciências ambientais, ensino de química, óleos fixos e voláteis, além de testes biológicos e atividades antioxidantes e feiras de ciências.

http://lattes.cnpq.br/2716307121659406

 

MEDIATOR 4 / MEDIADOR 4 – Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza – ABQ-PI / UFPI.

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará (2009) e graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais.

http://lattes.cnpq.br/9712456150235877