Thursday, 18th June 2020; Quinta-feira, 18 de junho de 2020 (15h-Horário de Brasília-DF)

Webinar 4 – Speaker / Palestrante: Prof. Dr. ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ

Titlle: suddenly online teacher / de repente Professor online

Brief Summary

The arrival of the “Era Digital” in education brings new opportunities and unprecedented perspectives for the learning process. However, the great challenges in innovating and incorporating digital technologies in teaching go beyond infrastructure and need a revision of pedagogical models. That is, for the new digital tools to have a real impact on learning, design is needed to create connections that will give practical meanings to the content learned with the help of technology. It is precisely there that the role of the “digital teacher” becomes essential. In this sense, this lecture focuses on the challenges and strategies, with the use of new technologies in the educational process, to become digital teachers.

 

Breve Resumo

A chegada da Era Digital na Educação traz novas oportunidades e perspectivas inéditas para o processo de aprendizagem. Porém, os grandes desafios em inovar e incorporar as tecnologias digitais no ensino vão além da infraestrutura e carece de uma revisão dos modelos pedagógicos. Ou seja, para que as novas ferramentas digitais causem um real impacto na aprendizagem, é necessário planejamento para criar conexões que darão sentidos práticos aos conteúdos aprendidos com auxílio da tecnologia. É justamente aí que o papel do “professor digital” se torna imprescindível. Nesse sentido, essa palestra tem como foco discutir os desafios e estratégias, com uso de novas tecnologias no processo educativo, para tornarmos professores digitais.

 

Curriculum / Currículo

Graduado em química (2007) e Mestre em química (2010), ambos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em química (2014) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Realizou Pós-doutorado no grupo de Bioeletroquímica e Interfaces no Instituto de Química de São Carlos, IQSC/USP (2014) e no grupo Bioelectronics & Bionanotechnology na Clarkson University, NY, USA (2014/2015). É professor efetivo na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro dos Programas de Pós-Graduação em Química da UESPI e da UFPI. Tem experiência em Bioeletroquímica, Nanomateriais, Sensores e Ensino de Ciências. Criador e idealizador do Instagram de divulgação científica @deuquimica.

http://lattes.cnpq.br/3929578675139228

 

 

 

Webinar 4 – Titlle: suddenly online teacher / de repente Professor online

SPEAKER / PALESTRANTE

MEDIATOR / MEDIADOR

 

Speaker 4 / Palestrante 4

Prof. Dr. ROBERTO ALVES DE SOUSA LUZ

 

MEDIATOR 1 / MEDIADOR 1: Profa. Dra. Naise Mary Caldas Silva – UFPI

 

Doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Piauí, tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de métodos para o preparo de amostras, análises elementares por Espectrometria de Absorção Atômica (AAS), Atividade Antioxidante e Estabilidade Oxidativa de Óleos Vegetais.

http://lattes.cnpq.br/3959498027650076

 

MEDIATOR 2 / MEDIADOR 2: Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza – ABQ-PI / UFPI.

 

Doutor em Química pela Universidade Federal do Ceará (2009) e graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais.

http://lattes.cnpq.br/9712456150235877

 

MEDIATOR 3 / MEDIADOR 3: Prof. Dr. Airton Marques da Silva (ABQ / UECE).

 

Doutor em Ciências Químicas pela USP (1978) e Graduado em Química Industrial e Engenharia Química pela UFC (1969/1970). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Diretor de Eventos da ABQ/Nacional e Diretor Tesoureiro da ABQ/CE. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, química dos lantanídeos e compostos de coordenação.

http://lattes.cnpq.br/9040954447178550

 

MEDIATOR 4 / MEDIADOR 4: Profa. Esp. Luciane Barros Silva (SEED AP/LMQC-UNIFAP).

 

Especialista no Ensino de Química pelo Instituto Brasileiro de Formação do Paraná (UniBF PR) e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Atualmente é professora na Secretária de Educação do Estado do Amapá (SEED AP), membro do grupo de pesquisa Química Computacional Aplicada e desenvolvedora do projeto “Clube da Química”.

http://lattes.cnpq.br/9433148104558465