Neste ano de 2020, o nosso evento comemorativo ao Dia Nacional dos Químicos (18 de junho) sancionado pela Lei n° 2.800/1956, também conhecida por “Lei Mater dos Químicos” será diferente dos anos anteriores. Por conta da pandemia do coronavírus (COVID-19), o evento será totalmente gratuito e transmitido de forma virtual pela plataforma YouTube da ABQ AP, além dos canais das entidades parceiras. Cumprindo, desta forma, o distanciamento social, medida indispensável durante a crise provocada pela COVID-19.
O evento será realizado pelas Regionais da Associação Brasileira de Química (ABQ) ABQ-Amapá, ABQ-Amazônia Ocidental, ABQ- Piauí e Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia do Polo Amapá (Rede BIONORTE), com a temática “O papel da Química & Biotecnologia no enfrentamento ao COVID-19: Desafios e oportunidades”.
Nesse sentido, a Comissão Organizadora tem o prazer de convidar a comunidade de Pós-graduandos, acadêmicos/estudantes, professores e pesquisadores da área de química e afins para participarem deste evento. A programação destina-se a divulgação da Ciência e assuntos pertinentes acerca do momento da pandemia que estamos vivendo.
O evento contará com a participação de pesquisadores renomados como: Profa. Dra. Maria Margarida Cortez Vieira da Universidade do Algarve, Instituto Superior de Engenharia – Campus da Penha (Portugal); Prof. Dr. Rosivaldo dos Santos Borges da Universidade Federal do Pará – Docente dos Programas de Pós-graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular e Rede Bionorte (Polo Pará); Profa. Dra. Daniela Gonçalves de Abreu Favacho da Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Departamento de Química; Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz da Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Natureza, Departamento de Química; Prof. Dr. Carlos Alberto Montanari da Universidade de São Paulo, Instituto de Química de São Carlos, Departamento de Química e Física Molecular; Prof. Dr. José Carlos Tavares Carvalho da Universidade Federal do Amapá, Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde, Docente do Programa de Pós-graduação da Rede Bionorte (Polo Amapá); Prof. Dr. Anselmo Fortunato Ruiz Rodriguez da Universidade Federal do Acre, Docente do Programa de Pós-graduação da Rede Bionorte (Polo Acre).
Contamos com o apoio do Laboratório de Modelagem e Química Computacional (LMQC/UNIFAP) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Programa de Pós-Graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular da Universidade Federal do Pará, Universidade do Estado do Amapá (UEAP), Universidade Estadual do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amapá (IFAP), Conselho Regional de Química (CRQ XIV e CRQ XVIII) e Conselho Federal de Química (CFQ).
O evento será totalmente gratuito e terá duração 14 horas (haverá emissão de certificado somente aos inscritos no site do evento).

COMISSÃO ORGANIZADORA