Thursday, 18th June 2020; Quinta-feira, 18 de junho de 2020 (10h-Horário de Brasília-DF)

Webinar 3 – Speaker / Palestrante: Profa. Dra. DANIELA G. DE ABREU FAVACHO (USP RIBEIRÃO PRETO)

Titlle: Science education in times of pandemic: reflections on training demands /

Educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre demandas formativas

Brief Summary

A temporal analysis reveals that early last century, people were more “optimistic” about science. In the 60s and 70s, this changed with the impacts of chemicals on the environment and human health. Shortly before the pandemic, Brazilian society was growing in disrepute regarding science. The pandemic coronavirus impels us to discuss: for what and for whom is science education useful? What are the demands that the pandemic opens up in relation to the formation of the chemistry teacher? In this live we intend to talk about all these issues.

 

Breve Resumo

Uma análise temporal revela que início do século passado, as pessoas estavam mais “otimistas” em relação à ciência. Nas décadas de 60 e 70, isto mudou com os impactos de produtos químicos no meio ambiente e saúde humana. Pouco antes da pandemia, a sociedade brasileira vinha num crescente descrédito quanto a ciência. A pandemia do Corona vírus nos impele a discutir: para que e para quem é útil a educação científica? Quais as demandas que a pandemia escancara em relação a formação do professor de química? Nesta live pretendemos dialogar sobre todas essas questões.

Curriculum / Currículo

Bacharel e Licenciada em Química, Doutora em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Desenvolveu o Pós-Doutoramento, na Faculdade de Educação da USP, junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe). Atualmente, é Professora do Curso de Licenciatura em Química da referida Universidade e desenvolve projetos relacionados à divulgação científica, educação ambiental, currículo e formação inicial e continuada de professores de química. É líder do Grupo de Formação, Ensino e Pesquisa em Educação Ambiental (GFEPEA), formado por professores de ensino médio, alunos de licenciatura e docentes da universidade. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química. De 2008 a 2012, coordenou o Centro de Ensino Integrado de Química (CEIQ), que tem tradição no desenvolvimento de atividades de educação científica na região de Ribeirão Preto.

http://lattes.cnpq.br/1341833254376796

 

Webinar 3 – Titlle: Science education in times of pandemic: reflections on training demands /

Educação científica em tempos de pandemia: reflexões sobre demandas formativas

SPEAKER / PALESTRANTE

MEDIATOR / MEDIADOR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Speaker 3 / Palestrante 3

Profa. Dra. DANIELA GONÇALVES DE ABREU FAVACHO

 

 

 

 

MEDIATOR 1 / MEDIADOR 1: Prof. Me. Jean Carlos Antunes Catapreta (UFPI / ABQ).

 

Mestre em Química pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e graduado em Química pela Universidade Federal de Viçosa (2003). Atualmente é professor da UFPI em ensino de química e Educação à distância, além de coordenador nacional da ONC “Olimpíadas Nacional de Ciências”, e integrante da Olimpíada Piauiense de Química. Diretor da ABQ-Nacional (relações internas) e Piauí (vice-presidente).

http://lattes.cnpq.br/6662559305361867

 

MEDIATOR 2 / MEDIADOR 2: Prof. Me. Kelton Luis Belém dos Santos (UNIFAP)

 

Pós-doutor em Química Medicinal e Modelagem Molecular pela Universidade de São Paulo – USP (2016). Doutor em Biotecnologia – UNIFAP (Rede BIONORTE/2014 e Graduado em Química Bacharelado pela UFPA (2006). Tem experiência na área de Química Teórica, Modelagem Molecular e ensaios biológicos

http://lattes.cnpq.br/4851715640991871

 

MEDIATOR 3 / MEDIADOR 3: Profa. Esp. Heliana Marques de Oliveira – ABQ (REGIÃO NORTE).

 

Especialista no Ensino da Química e Educação Inclusiva pelo Instituto de Ciência e Tecnologia do Estado do Amapá e graduada em Química pela Universidade do Estado do Amapá. Atualmente é Diretora Administrativa da Associação Brasileira de Química – Regional Amapá e Diretora da Região Norte. Também atua como professora – Secretaria de Educação do Estado Amapá. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de química, experimentos de química e educação inclusiva.

http://lattes.cnpq.br/7167491497659926

 

MEDIATOR 4 / MEDIADOR 4: Profa. Esp. Ana Caroline Araújo Duarte da Silva (ABQ-AO / CRQ XIV)

 

Possui graduação em Licenciatura em Química pelo Centro Universitário do Norte – UNINORTE. Pós Graduação em Auditoria, Pericia e Gestão Ambiental – IPOG. Pós Graduação em Tecnologia de Alimentos – IFAM. Diretora Secretária da Associação Brasileira de Química Regional Amazônia Ocidental. 

http://lattes.cnpq.br/7161318793486840